Como selecionar o papel
É fácil não pensar em papel... |
||
Basta pegar o que está na copiadora, certo? Mas, após observar a diferença que faz um papel de qualidade (principalmente papel projetado especificamente para sua impressora a laser ou jato de tinta), você já sabe que será difícil voltar a usar papel da copiadora, exceto para os documentos mais comuns. O papel projetado para sua impressora tem aparência e desempenho cada vez melhores. |
||
Usar o papel correto na impressora não fornece apenas resultados melhores, também gera menos custos: Haverá pouquíssimos atolamentos de papel e a saída parecerá cada vez melhor. Mas existe muito mais a respeito do papel branco comum do que se consegue perceber. Adiante são apresentadas informações básicas sobre como utilizar e selecionar papel para uso em geral e impressão de fotos.
|
||||||||
Um curso rápido sobre o básico do papel |
Primeiro, leve em conta o que você vai imprimir. Documentos em preto-e-branco são completamente diferentes de fotos coloridas. Alguns papéis destinam-se a diversos usos e, portanto, são bons para os dois. Mas, para obter fotos nítidas e vibrantes que durem um longo tempo, use papel projetado apenas para fotos. Projetos criativos como álbuns de recordações também ficam mais bonitos quando são criados em papel com qualidade para arquivamento.
Se você está procurando um bom papel de uso geral, pense no seguinte:
- Gramatura. As gramaturas do papel variam de papel jornal de pouco peso até cartões muito pesados. O papel comercial de mais qualidade é o comum de 75 g/m2 a 90 g/m2 ; o papel para cartões de felicitação está na extremidade mais pesada da escala, geralmente na faixa de cartões de 220 g/m2 a 240 g/m2.
- Espessura. A espessura do papel afeta seu manuseio e se aplica mais propriamente ao papel fotográfico. Geralmente, mídia de maior espessura é rígida e resiste a dobras e rasgões. A espessura costuma ser expressa como uma unidade de medida chamada "mil".
- Brilho. Quanto maior o valor do brilho, mais luz é refletida na superfície do papel, fornecendo texto nítido com melhor contraste e fundo mais brilhante para cores e imagens.
- Opacidade. A opacidade descreve como o papel bloqueia a passagem da luz. Mídia muito opaca evita que a impressão apareça no verso e é considerada boa para impressão nos dois lados em documentos como brochuras, boletins informativos e calendários.
- Acabamento. O acabamento para papel a laser e jato de tinta está cada dia mais sofisticado com várias opções para diversas aplicações. O acabamento varia do fosco ao brilhante, com graus menores de brilho, às vezes descritos como semibrilhante, brilhante suave ou brilhante acetinado. Muitas pessoas preferem o acabamento do tipo espelho da mídia de alto brilho para fotografias em cores; e o acabamento fosco suave para fotografias em preto-e-branco e documentos comerciais. (Tenha cuidado com papéis extremamente suaves, brilhantes ou revestidos que não tenham sido projetados especificamente para a sua impressora. Eles podem causar atolamentos e até repelir a tinta.)
Aqui está o que se deve procurar quanto a papel para impressão de fotos:
- Brancura. Para imprimir fotos ou imagens, lembre-se de que papel mais branco produz cores mais nítidas e vibrantes. A tinta é translúcida. A luz atravessa a tinta, é refletida no papel e atravessa a tinta no sentido contrário. A cor do papel, portanto, afeta a cor que você vê ao imprimir.
- Espessura. Alguns projetos fotográficos - como calendários - exigem papéis mais pesados. Mas, se a espessura for excessiva, poderá ocorrer atolamento na impressora.
- Superfície. No caso de impressões com linhas nítidas e intensas e cores de alta qualidade, a superfície do papel é essencial. O papel brilhante produz cores vibrantes, mas é suscetível a marcas de dedos. Portanto, papel fosco poderá ser uma escolha melhor para impressões que serão manuseadas com freqüência.
- Tamanho. Dependendo do que está sendo impresso, o tamanho do papel poderá variar. Por exemplo, papéis fotográficos HP 10 x 15 cm são ideais para fotos divertidas. (Também estão disponíveis papéis fotográficos HP sem bordas; com isso, a impressão ganha uma aparência profissional, como se tivesse saído de um laboratório fotográfico.)
O melhor é comprar amostras de papel de várias gramaturas e acabamentos. Assim, você poderá ver por si mesmo o tipo de resultado que será obtido.